A pesquisa eleitoral e seus desafios para as eleições 2024

A pesquisa eleitoral e seus desafios para as eleições 2024
Por Adriano Sampaio, Publicitário, Relações Públicas, Analista de Inteligência de Mercado e Sócio-Diretor da Duplamente Pesquisas

Os marqueteiros estão a todo vapor no fechamento de novos contratos e parcerias para as eleições de 2024 e de olhos bem abertos para as pesquisas eleitorais. Os governos e deputados renovando suas alianças no intuito de investir nas escolhas mais promissoras para assumirem as prefeituras de seus interesses. Os partidos disputando palmo a palmo uma maior penetração nos estados. E no meio disso tudo os institutos de pesquisa registrando fotografias do mercado eleitoral, através das pesquisas de intenção de voto, a ferramenta mais utilizada entre as demais nesse cenário.

A credibilidade das pesquisas eleitorais dos maiores institutos do país está em baixa

Após os imbróglios vividos nas eleições de 2022, em relação a falta de confiança da população com os institutos, devido à divergência nos resultados das pesquisas que eram divulgadas pela grande mídia no mesmo período de coleta de dados, assim como a sua baixa assertividade em relação ao resultado das eleições, trouxe uma grande reflexão.

A ética na pesquisa é definitivamente um ponto crucial. A transparência na divulgação de métodos, a representatividade da amostra e a honestidade na interpretação dos resultados são fundamentais para garantir a catadura dos institutos de pesquisa. Infelizmente, como em qualquer campo, há casos em que a ética é comprometida.

Uma revisão séria na ética dos institutos de pesquisas eleitorais poderia incluir padrões mais rígidos de conduta, auditorias independentes para verificar as conclusões das pesquisas e uma maior ênfase na educação pública sobre como interpretar e questionar os resultados das pesquisas, assim como rever critérios de divulgação.

O avanço tecnológico também traz desafios éticos, como a coleta de dados online e a privacidade dos participantes. É um campo em constante evolução, e a ética deve ser uma consideração central em todas as etapas do processo de pesquisa.

O perigo do viés de amostragem

As pesquisas eleitorais podem ser complicadas porque dependem do levantamento de uma amostra da população para fazer previsões sobre todo o eleitorado. Existem alguns motivos pelos quais eles podem se perder. O viés de amostragem é um dos culpados; se a amostra não representar com precisão a população mais ampla, os resultados podem ser distorcidos. Mas a ciência estatística já dá conta disso há muito tempo.

Apresentar resultados com inversão de tendências é gravíssimo

Além disso, as pessoas podem nem sempre ser sinceras ou abertas sobre as suas preferências, levando a um viés de resposta. Mudanças no sentimento dos eleitores, eleitores indecisos e eventos inesperados também podem prejudicar as previsões. É como tentar prever o tempo: é um sistema complexo com muitas variáveis ​​e, às vezes, as previsões erram o alvo. Mas apresentar resultados desproporcionais, e além disso, com inversão de tendências em casos polarizados é grave e inadmissível. É a mesma coisa que um meteorologista afirmar que amanhã fará sol e um forte calor, e amanhecer uma tempestade a 16 graus.

Mas vamos ser otimistas. As entidades profissionais representativas, juntamente com os órgãos públicos responsáveis e com a forte participação da população em todo o processo, o futuro da pesquisa nas próximas eleições será empolgante. Com avanços tecnológicos contínuos, acredito que veremos uma maior integração de inteligência artificial e aprendizado de máquina nas metodologias de pesquisa. Isso pode permitir uma análise mais rápida e precisa dos dados, identificando padrões e tendências de maneira mais eficiente.

O futuro da pesquisa eleitoral

Além disso, a personalização das pesquisas eleitorais deve aumentar, com abordagens mais adaptadas ao perfil individual dos entrevistados. A coleta de dados em tempo real, seja por meio de redes sociais, dispositivos conectados ou outras fontes online, também pode se tornar mais prevalente, proporcionando uma visão mais dinâmica do comportamento do consumidor.

No entanto, desafios éticos, como a privacidade dos dados, e a necessidade de lidar com visões nos algoritmos continuarão sendo pontos críticos. O equilíbrio entre inovação e responsabilidade será fundamental para o sucesso do futuro da pesquisa. Terça que vem tem mais! Axé!

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