A corrida dos políticos pelo maior engajamento nas redes sociais

A corrida dos políticos pelo maior engajamento nas redes sociais

De posts a votos: a corrida pela popularidade nas plataformas digitais

Por Adriano Sampaio, Publicitário, Relações Públicas, Analista de Inteligência de Mercado e Sócio-Diretor da Duplamente Pesquisas

Em clima de eleições, os políticos já começaram a investir todas as fichas nas mais variadas ferramentas e estratégias para aumentar o engajamento nas redes sociais. 

Vale tudo, desde um conteúdo visual atraente com uso de fotos e vídeos de alta qualidade que capturam a atenção dos seguidores, imagens de eventos, reuniões com eleitores, discursos, stories interativos, com uso dos recursos de enquete, caixa de perguntas para interagir diretamente com os seguidores.

Para incentivar a participação, são utilizadas legendas envolventes, uso de hashtags populares, parcerias com influenciadores locais e figuras públicas relevantes, eventos ao vivo, além de muita interatividade com os seguidores, respostas rápidas, uso de frases positivas e emojis apaixonados.  

Analisando o engajamento orgânico no instagram dos políticos no cenário nacional através da ferramenta de audiência Zeeng, o campeão de engajamento é o deputado federal (MG) Nikolas Ferreira atingindo 653k por post, seguido do ex-presidente Jair Bolsonaro com 306k e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas alcançando 102k por post. 

A evolução dos políticos no cenário digital foi impressionante, registrando uma média de 153 mil curtidas por post considerando os dez primeiros no ranking de maior engajamento. Foram analisados 2.406 políticos entre os dias 01/01 a 15/05/2024. O critério foi contabilizado apenas curtidas e comentários.

Pegando carona da ferramenta, investigamos o score no ranking e engajamento dos candidatos à prefeitura de Salvador nas eleições deste ano, o vice-governador Geraldo Jr. e o prefeito Bruno Reis. E o resultado do score do candidato Bruno Reis foi 6,84, enquanto Geraldo Jr obteve 2,38.

Corrida dos pré-candidatos a prefeitura de salvador

Sendo que Bruno Reis ocupa o n° 95 do ranking nacional, enquanto Geraldo Jr o n° 1.117, considerando 2.415 políticos em todo o Brasil.

Já o engajamento nas principais redes sociais, o candidato Bruno Reis também aponta maior engajamento em relação ao candidato Geraldo Jr, mas importante ressaltar que não foi informado os dados de Geraldo Jr na plataforma Facebook e nem no You Tube. No geral, Bruno Reis atingiu 67,59% (610k) e Geraldo Jr obteve 32,41% (290k).

Em relação ao volume de publicações no período, Bruno Reis se destaca com 63,70%(93) e Geraldo Jr registrando 36,30%(53).

Já no quesito de tipo de post no instagram, não há muita diferença entre os candidatos, apenas o candidato Geraldo Jr faz mais uso proporcionalmente da ferramenta Carrossel comparado ao uso de vídeos que o candidato Bruno Reis.  

A escolha entre esses tipos de conteúdo geralmente depende da estratégia específica de cada político, do tipo de mensagem que desejam transmitir e do público-alvo que estão tentando alcançar. Uma abordagem eficaz geralmente envolve uma combinação equilibrada de todos esses formatos, adaptados às necessidades e preferências do público.

Enfim, a disputa está apenas começando e tudo indica que a polarização terá uma marca forte nas eleições Salvador 2024. Axé!

Quer saber como tomar as decisões certas para alavancar seu negócio?

Vem conferir o nosso blog!

Aqui você tem acesso ao conteúdo mais rico, atualizado e didático sobre inteligência geográfica de mercado. São centenas de publicações para você ler e aprender!

Conheça antes que aconteça!

Antigamente eu gostava de comprar livros nas livrarias. Nestes templos culturais tradicionais, permitia-me gastar muito tempo no garimpo da minha próxima aquisição. Experimentava os livros

Leia mais »